União dos Juristas Católicos do Estado do Rio de Janeiro

SAUDAÇÃO A DOM EUSÉBIO OSCAR SCHEID POR OCASIÃO DE SEU ANIVERSÁRIO EM 8/12/2002


Inicialmente, queremos agradecer ao Digníssimo Presidente do Tribunal de Justiça, Eminente Desembargador Marcus Faver, a alegria dessa Missa no Dia da Justiça e a oportunidade de pronunciar essas breves palavras em homenagem a Dom Eusébio, não podendo deixar de referir, ainda que pontualmente, a excelência do trabalho que vem sendo desenvolvido por tão ilustre Presidente, o Desembargador Marcus Faver.

 

Tarefa, missão difícil a de Dom Eusébio Oscar Scheid: governar a Arquidiocese do Rio de Janeiro, ma das maiores cidades do mundo, “cidade maravilhosa”, por suas belezas. Mas ao mesmo tempo, cidade de enormes contrastes, com enormes parcelas de sua população vivendo nas favelas e com uma violência que parece não parar de crescer ..., cidade em que é sabidamente muito forte o poder dos traficantes de tóxicos...., no âmbito específico da Igreja, substituir o Cardeal Arcebispo Dom Eugênio de Araújo Sales, pessoa de destaque no panorama eclesial e nacional que estivera por 3 décadas à frente da igreja  local, a qual lhe é grata e reconhecida.

Dom Eusébio surpreendeu positivamente. Desde a primeira Missa, quando conquistou a simpatia dos fiéis e de todos, com seu jeito franco, simples, direto, afável, amigo, fazendo-se como que antigo conhecido.

Sua simplicidade é a dos que tem sabedoria.

Professor e profundo conhecedor de Filosofia não se perde nas pompas e circunstâncias do saber erudito. Ao contrário, vale-se de seu conhecimento para tornar-se mais próximo e íntimo com o Povo de Deus.
Pessoa que sabe onde quer chegar.

Nele percebemos um Servidor do Deus Vivo, engajado com todas as suas forças na construção do Reino de Deus sobre a Terra na perspectiva da eternidade.

Muito temos a agradecer a Deus Nosso Senhor por nos haver enviado tão providencial Bispo.

E, quando Dom Eusébio completa mais um ano de vida e seu primeiro ano à frente da Arquidiocese, levantamos os olhos e as almas aos céus, louvando a Deus o Pastor que nos concedeu e pedindo derrame sobre ele abundantes graças, muita Luz, Sabedoria, Forças e Discernimento, para governar tão numeroso e complexo rebanho, que certamente dele muito espera nessa fugaz passagem pela Terra, rumo ao Pai
Comemoramos hoje o Dia da Justiça e os Juristas Católicos, muitos dos quais têm a honra de integrar como Juízes e Desembargadores o Poder Judiciário, querem manifestar a Dom Eusébio sua gratidão por esse primeiro ano de pastoreio e pedir suas preces e luzes para melhor poder servir a Igreja de Jesus Cristo, o Unigênito de Deus, sob a proteção de Maria Santíssima, em crescente comunhão com seu Pastor.

Assim seja.

 

PAULO SILVEIRA MARTINS LEÃO JUNIOR
Presidente da UJUCARJ